18/02/04

Tinóni e Archie Bunker

Os parolos do Kentucky até podem saber, o pior é os da Lousã! Esses é que me preocupam, pois não só não são do Kentucky, como vêem tudo ao contrário e ainda acham que os outros é que estão de pernas ao ar. Dizes tu que o Warhol banalizou o sagrado. Mas qual sagrado? Uma lata de sopa era sagrada? Uma caixa de Brillo? Uma garrafa de Coca Cola? Isto é que era o bom velho sagrado americano? Atina Tinóni? Depois, todos os artistas são delicados e submissos a quem lhes paga bem. Está certo! Também ainda não é com esta que o Mundo ficou espantado com a Lousã. A começar na Grécia de Péricles, a passar pelos mestres todos do Renascimento e a acabar, p. ex., em Dali ou noutro qualquer, sempre foi assim. Depois, prosseguimos com afirmações tão banais quanto discutíveis: arte da Paisagem? Onde? Na América, em Inglaterra, no Romantismo, Impressionismo, Naturalismo, etc. etc. etc. Depois, quer-me parecer que não sabes o que é um ícone! Primeiro defines a arte americana como da paisagem e dizes logo de seguida que essa arte da paisagem é o ícone americano. Caro Tinó, lamento informar-te que um ícone é o contrário de uma paisagem. Logo, nem um ícone pode ser paisagem, nem a paisagem pode ser um ícone! O Warhol está próximo do realismo soviético por pintar heróis? Brada aos Céus! O herói soviético não tem nada, mas mesmo nada, nem no conceito nem na forma, com a futilidade do herói de Warhol, individual e efémero, enquanto o soviético é colectivo e dono da história! Em que altares se colocam os ícones de Warhol? Ó rapaz, em todos os altares da sociedade de massas, desde as revistas, às capas de disco, do cinema aos museus, da Tv à internet, das histórias da arte aos suplementos domingueiros dos jornais, galerias, nas canecas de café, nas T-shirts, nos porta-chaves e etc. etc. etc. E sempre que vires Wayne, Marilyn, Liz, Elvis, etc. etc. etc. De preferência com olhar trágico que é como ficam bem, pelo menos desde Escopas. Até chateia ter que dar tantos exemplos. E acabamos da melhor maneira: que o Wayne não gostava do Warhol (mas porquê? Quando é que ele disse isso? E se não gostava mesmo, por que é que isso se torna relevante?), que o Warhol era paneleiro ( sim senhor, muito pertinente) e acabamos com graçolas! ?!? O Rockwell pode ser um dos autores representativos da América, da América do Archie Bunker!

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