28/02/07

“Ich Bin Ein Berliner”, por BaíaDosPorcos

Fiquei estarrecido. Estava eu calmo e sereno a ver a boa da Justine Shappiro no Globe Treker deambulando por Berlim, quando a ignóbil se sai com aquela. Caíram-me as bolas de Berlim aos pés. Na altura que ouvi a coisa, ainda pensei que fosse mais uma dessas Urban Legends propagadas pela Net e que depois quando se vai a ver, é só efabulação. Por isso fui conferir. Tá conferido e é de partir o coco. A saber.

Todos nós conhecemos e usamos a frase: Ich Bin Ein Berliner. É um ícone do século XX, uma frase chave, num discurso memorável e que perdurou e ganhou vida muito para além das circunstâncias em que foi proferida. Recordo que ainda há pouco aqui no Porco e a propósito dos Maomés dinamarqueses se berrava: Eu Sou Dinamarquês.

Pois. Só que não há nenhum bolo de nome “Dinamarquês”. Mas há a famosa “Bola de Berlim” ou o “Berliner” para os alemães. O bolo tradicional de Berlim, de massa fofa com creme de natas. Berliner também dá para Berlinense, mas o problema é o “Ein” antes do berliner. É que aquilo que o Kennedy queria dizer e aquilo que é o sentido político da frase é o “Eu Sou Um Berlinense”. Mas para isso o Kennedy devia ter tirado o “Ein”, e dito apenas: “Ich Bin Berliner.”

O que o John F. Kennedy disse perante a multidão que enchia a Rudolph Wilde Platz logo ali ao pé do Muro de Berlim, nesse dia 26 de Junho de 1963, foi o memorável: “Eu Sou Uma Bola De Berlim”, ou em americano: “I Am A Jelly Doughnut.”

Sem comentários: