24/08/07

Deus Existe? por Leviatã

A TSF divulgou: Madre Teresa de Calcutá tinha dúvidas de Fé. Possivelmente esta notícia vai passar despercebida, atulhada em mais uma torrente de tricas politiqueiras e lesões de jogadores de futebol. Para mim é a notícia do ano.

Um livro a publicar em breve nos Estados Unidos dá conta da correspondência pessoal de Madre Teresa de Calcutá em que esta confessa sérias dúvidas sobre a existência de Deus. Esta crise de fé terá durado cerca de 50 anos – todo tempo passado na Índia. Nestas cartas a Missionária escreve coisas como:

«(Os) condenados ao inferno sofrem um castigo eterno porque perderam Deus. Na minha própria alma sinto uma dor enorme com esta perda, sinto que Deus não me quer, que Deus não é Deus e que, na realidade, não existe».

Noutros passos confessa o martírio e suplício que foi a sua vida e o sofrimento dos que acompanhou.

Madre Teresa de Calcutá pareceu-me sempre um exemplo de serenidade: Pareceu-me notável o seu exemplo prático enquanto resposta a uma das perguntas mais prfundas da humanidade: como conciliar Deus, a sua Bondade e Omnipotência, com a existência da morte, do Mal e do sofrimento?A imagem que tínhamos dela mostrava ser possível manter a crença em Deus mesmo no meio do mais absoluto desespero e do horror mais tenebroso que possam existir. Agora, estas cartas permitem-nos olhá-la segundo um novo ângulo, nem por isso menos nobre. Afinal, ela duvidava, embora mantivesse uma imagem pública de heroína da fé, por amor aos outros, sem dúvida. Não comento mais. Chega-me. As afirmações da santa são a notícia do ano.

foto de Joel-Peter Witkin

Sem comentários: