24/09/07

Rega Por Expressão, Jeóvas E A Igreja Da Geografia, por Tinonio


Hoje, na parte de trás de uma caminheta:

“Executam-se jardins de todos os tipos, incluindo rega por expressão”.

No outro dia o grão contou-nos o caso que se passou entre ele e uma senhora Jeová, à porta do seu escritório. A pobre ter-se-á enganado na geografia e o grão, sendo grão, pregou-lhe de volta uma seca bestial.

Eu tenho outra táctica quando em casa me aparecem as senhoras jeovás. No outro dia, palavra de confrade, estabeleci mais ou menos a seguinte conversa pelo intercomunicador do prédio:

- Boa tarde. Eu e a minha companheira gostaríamos de lhe falar do reino de deus. Não demora muito, tem um tempito?
- Tenho sim, diga lá, se faz favor.
- O senhor conhece o reino de deus?
- Não, não. Por acaso não.
- Tem uma bíblia?
- Tenho sim.
- Então leia Mateus, 25
- Com licença, deixe-me apontar. Vou agora buscar um lápis e um papelito... pronto, pode repetir, por favor?
- Mateus, 25
- Mateus...25... certo. Apontei e vou mesmo agora ler. Muito obrigado. Mais alguma coisa?
- Não, muito obrigado pela atenção.
- Ora essa, obrigado eu. Muito boa tarde.

E assim se foram as minhas evengelizadoras convencidas que me deixaram na boa companhia do Mateus 25 e com a alma conquistada para a causa. Estou livre por uns tempos. Está claro que esta táctica só dá resultado se a conversa se estabelecer através de intercomunicador. Não dá com confrades rurais sem aparelhos de intercomunicação e que mal abrem a porta de casa estão logo na rua à mercê dos apóstolos e não podem fingir que vão buscar papelitos.

Já agora, não vale a pena irem a correr ler o Mateus 25, porque tanto pode ser este como outro qualquer.

Agora, o grão que esteja caladinho, que eu bem sei o que ele faz aos fins de semana....

- Bom dia, senhora. Eu e o meu companheiro andamos a espalhar a geografia e gostaríamos de conversar consigo.
- Ai, ai... Tem de ser rápido que tenho a cafeteira ao lume!
- A senhora conhece a geografia?
- Ó senhor, eu e o meu marido não ligamos muito a essas coisas; não leve a mal.
- Pois olhe, minha senhora, eu sou muito mais feliz desde que aderi à geografia. Dantes, bebia muito e fazia má vida em casa e depois um amigo puxou-me para a geografia e agora sou outro homem.
- Mas ó senhor, a gente é gente simples, a gente já está habituada à missinha do senhor padre carlos. Mas pronto, diga lá, antes que chegue o meu marido.
- Então hoje andamos a divulgar o reino do Tuvalu. Conhece?
- Não estou bem certa de conhecer, não.
- Não tem mal. Depois deixo o nosso almanaque para a senhora ler. Ora, o reino do Tuvalu tem 20 mil metros quadrados e um pib per capita de vinte dólares e produz sobretudo soja e água de coco. Não é assim irmão?
- Palavra do senhor.
- Ora, a capital do reino do Tuvalu é Porto dos Macacos e o seu ponto mais alto é o Pico dos Macacos com cinco mil metros de altura. Produz três barris de petróleo por ano. Há almanaques que dizem que são quatro barris, mas esta é que é a verdade. Não é assim, irmão?
- Palavra do senhor.
- E Tuvalu é atravessado por três rios onde se pesca o barbo e a boga e tornou-se independente em 1920, após um golpe de estado e é uma monarquia absolutista...
- Olhe, muito obrigado, mas já tenho o café a levantar fervura e daqui a nada está a deitar por fora. Olhe, deixe cá o livrinho, que depois leio.
- Aqui tem. Muito obrigado e desculpe a maçada; passamos cá para a semana para falarmos mais um pouco.
- Mas olhe que eu para a semana não estou! Ai a minha vida...
- Então fica a senhora convidada, mais o seu marido e filhinhos, para ir assistir às nossas sessões de geografia na Casa do Povo de Alcarraques, aos domingos de manhã. Começamos por cantar os hinos dos países, e depois recitamos textos escolhidos do almanaque. Esta semana o tema é “Topografia e Curvas de Nível”. E uma contribuiçãozinha, por pouco que seja, também é bem vinda. Então, muito boa tarde.


PS: Mail do Automotora, da era Pré-Porco, em 03 de Setembro de 2003

Sem comentários: