23/03/12

A Minha Lista de 2011 - Janeiro, por Adérito

Este ano já vai em meados de Março e eu ainda não publiquei aqui a minha lista de livros lidos em 2011. Resolvi fazê-lo de outra maneira: vou publicá-la em 12 partes, tantas como os meses do ano. Começo por Janeiro de 2011:

Janeiro foi mês tropical, literariamente falando. Li dois livros ambos de autores brasileiros:

Ruy Castro – Estrela Solitária, Companhia das Letras.
Tinha acabado o ano anterior com a leitura de Rio de Janeiro, Carnaval de Fogo, um final de ano em beleza. E estava, portanto, em estado de plena rendição ao talento desse grande escritor que é o Ruy Castro. Segui, pois, para a biografia de um herói pop da cultura brasileira e carioca, o grande Mané Garrincha, narrada pelo não menor Ruy Castro! Escrita por Ruy Castro, eu leria até a biografia do tatonas. Mas a do Garrincha é muito melhor, é a história de um dos melhores futebolistas de todos os tempos mas dtambém a história de um herói trágico que ascendeu do selva, onde vivia, ao estrelato, para cair, enfim, no inferno…








Boris Fausto – História Concisa do Brasil. Este foi um pedido que fiz e que me chegou directamente do Rio. Sentia (e sinto) a necessidade de conhecer mais a fundo a história do Brasil... Um pouco técnico, é também uma obra de consulta.


Sem comentários: