17/08/16

Lawrence no Caminho de Santigao, por Turgrino



Recebo no meu Whatsapp as últimas notícias dos meus amigos peregrinos – atacou-os há dois anos o vírus da peregrinação e de lá para cá não param de marchar. Este ano estão a fazer a primeira parte do caminho do norte até Santiago de Compostela. Começaram em França, atravessam os Pirinéus e param em Logroño. Sete dias de percurso, uma média de 30 kilómetros por dia.  Escreve o Grão:

- «A etapa de hoje, Puente de la Reina- Estella foi particularmente cruel. Sol inclemente sem qq brisa, caminhos horríveis de calhau rolado, pedras soltas e descidas agonizantes. Duas bolhas não ajudam. Agonia.»

Ontem davam a notícias de que o Atleta tinha tido uma ruptura muscular e usava clonix como combustível... Achei que era meu dever repor um pouco de lucidez e comentei:

- «Se estivesse aí, já estava em Donostia a beber uns canecos. Fónix, vcs fizeram mal a alguém?»

Mas há sempre adeptos da peregrinação (dos outros), como o Bom, que está cá, sossegadinho como eu, mas que resolveu dar moral e transcreveu:

- «Sherif – Tu és louco! Para chegar a A Aqaba por terra tens que atravessar o deserto do Nefud!
- Lawrence – É verdade.
Sherif – O Nefud não pode ser atravessado.
Lawrence – Eu atravesso-o por ti.
- Sherif – Tu… É preciso mais que uma bússola, inglês. O nefud é o pior lugar que Deus criou…
- Lawrence – Não posso responder pelo lugar. Apenas por mim».

… E depois de mais alguns hossanas, vão em frente, a luz do profeta vos acompanhe e afins, cai o comentário da Olga:

- «Só que o Lawrence foi de camelo x)»

1 comentário:

Anónimo disse...

El Camino Francés, e não Caminho do Norte que é outra coisa bem diferente.
25 km de média por dia, com 3 etapas de 30 km.

ass: camelo do Lawrence